
Federação Israelista Beney Anussim
bandeira de Israel na fachada do seu prédio, na Avenida Paulista, em São Paulo, em homenagem aos 70 anos da independência do país.
Quem somos?
Reunindo o povo perdido
Somos uma entidade de direito privado sem fins lucrativos sob o CNPJ 02.354.990/0001-91 cujo cunho social destina-se ao resgate dos Ben Anussim (fihos dos forçados) , familias judias inteiras que sob a destra da Inquisição foram forçadas a renegar seu passado em nome de uma falsa conversão,negando deste modo o antigo modo de vida dos Patriarcas. Promovemos este resgate atravéz do contato direto com as diversas comunidades e individuos anussitas espalhados pelo Brasil , promovendo palestras , cursos e estudos visando criar um ambiente propício para a re-educação nos termos judaicos.
Re-educação judaica? Como assim?Sim, por causa do contato perdido de forma forçosa pela Inquisição muitos de nossos irmãos judeus perderam todas a referencias ,restando apenas vagas lembranças que os avós ou bisavós contavam das festas ,liturgias etc. outras vezes sendo até mesmo assimilados por religiões idolatras , por conta disso , falamos em re-educação judaica.
Além deste resgate promovemos diversos trabalhos sociais tendo como epicentro a cidade de Porto Velho em Rondonia , encabeçada por nosso Rabino - Chefe e Presidente o Rav Mordechai Moré Ben Yehuda.
Rabinato
Rabinos que representam nossa comunidade

Rav Mordechai Moré bem Yehuda além de nosso Rabino é presidente da FISBA,poderiamos contar toda a sua história,porém, nos permita que o próprio conte sua origem :
"Shalom, amigos eu sou Mordechai Moré (Marcos Moreira) para que todos entendam o objetivo da FISBA decidi contar um pouco da minha história.
Nasci do dia 01 de outubro 1967 no Guarujá cidade de São Paulo, meu pai é de origem Etíope (ווארת-ןב )e minha mãe de origem judaica b,nei anussim) – הרירמ סילדפ . (meus Pais me contaram com 16anos) sobre origem judaica. Meus pais se converteram ao cristianismo um ano depois que eu nasci, e como todo filho eu sempre acreditei nos ensinamentos dos meus pais, e cheguei as mais altas rodas como pregador do cristianismo evangélico, viajando por toda a América do Sul.
Sempre desejei fazer algo para D-us, até que um dia algo começou a entrar em conflito dentro de mim, as perguntas mais intrigantes me tiravam o sono, “ Se Deus não muda por que ele mudou?” , Na Tanach O Todo Poderoso Bendito Seja pediu para obedecer a lei e no chamado novo testamento disseram QUE ELE aboliu a lei,
- como D-us que um, se tornara três? Como D-us que segunda as escrituras é Espírito e encorpório pode ser a
terceira pessoa da trindade?
Todas as respostas através dos meus estudos, levaram-me de volta para o judaísmo, abandonei a religião de meus pais, no principio rejeição, dor, angustia, até mesmo desespero, abandono dos amigos e da família, como objetivo é servir a D-us que é Misericordioso e sabe de todas as coisas, e com a ajuda da minha querida esposa, que me apoiou e me deu força, através de muito estudo chegamos ao conhecimento, ela também descobriu sua ascendência judaica, pois ela e neta de judeus oriundos da Itália vindo para o Rio Grande do Sul .
Logo descobrimos que ser judeu e pobre era muito complicado, por causa das leis kashrut, louças de shabat e tudo mais, ou seja, precisaríamos nos adaptar, estudar as Leis e costumes do nosso povo, com o abandono dos negócios cristãos chegamos a sofrer necessidades como a falta de alimentação, também por medo de sermos rejeitados por nossos irmão judeus,começamos a viver judaísmo e procurar a nos aprimorar mais e mais, nesta busca o Eterno na sua Misericórdia nos presenteou com judeus que nos ensinaram como deveriam ser cumpridas as leis de Shabat, costumes e tradições, na nossa inocência acreditávamos que seriamos aceitos como retornantes que iriam nos receber e ver que estávamos voltando pra casa, que se abririam para nós as portas da comunidade, mas foi ilusão, uma decepção, apesar de muitos Rabinos falarem que os B’nê deveriam retornar, pois temos este direito, mas quando se procura por este direito ele lhe é negado, tem que se fazer um caminho inverso, e você se depara com uma situação totalmente fora do que é falado e prometido, há exemplos nessa mesma situação de não ser reconhecido e ao mesmo tempo ser reconhecido, não oficialmente como natural, mas isso não é normal .
É normal, na persistência da fé, que trouxe a rejeição e a dor que peneirou o povo nas chamas da perseguição solidificou a permanência dos vencedores, pois as chamas firmaram os mais fortes, enquanto os fracos ficaram pelo caminho.

Ao invés de destruir fortaleceram um exército forte e ideologicamente mais decidido.
Os fracos desistindo sucumbiram, matando em si o ser judeu, assimilando-se a mercê dos agressores, ainda somos também tratados como invasores de Israel, reconhecidos pelos muitos Rabinos da atualidade , judeus de origem sefarad( Ibéricos )por ser descendentes dos que foram forçados a agir segundo a forma em posta pela I.C.A.R .
Hoje em dia ao se apresentar para entrevista com rabinos, geralmente se recebe um incisivo NÃO como resposta, além das frustrações que deixam marcas profundas, sentem-se quase na mesma situação de seus antepassados nos dias de interrogatórios inquisitoriais .
É preciso entender que isso aconteceu no passado, e considerar o seu mal, mas não é preciso ceder por isso, consideramos um exemplo, numa ocasião aparentemente semelhante, no passado com nossos irmãos que formaram uma grande comunidade na Holanda.
O que tem haver com isso nossa época?
É que eles também não foram bem aceitos nas comunidades européias onde buscaram apoio, isto não os fez desistir, mas levou-os a levantar por suas próprias mãos com a ajuda do Altíssimo a importante comunidade TALMUD –TORA em Amsterdã, a mãe de todas comunidade na América .
A comunidade formou o maior centro de estudo da TORÀ na Europa, uma grande Yeshivá ( etz haim ) e grandes sábios espanos português se formaram, em que nos apoiamos.
"Ama teu próximo como a ti mesmo."
Vayicrá 19:18
"Este é o maior princípio da Torá."
Rabi Akiva"
"Todo o povo judeu é um todo único, perfeito."
Zôhar
"Toda manhã, antes de suas preces, comprometa-se a amar outro judeu como a si mesmo. Então suas preces serão aceitas e produzirão frutos."
Rabi Yitschac Luria, "O Ari".
O que tem haver com isso nossa época?
É que eles também não foram bem aceitos nas comunidades européias onde buscaram apoio, isto não os fez desistir, mas levou-os a levantar por suas próprias mãos com a ajuda do Altíssimo a importante comunidade TALMUD –TORA em Amsterdã, a mãe de todas comunidade na América .
A comunidade formou o maior centro de estudo da TORÀ na Europa, uma grande Yeshivá ( etz haim ) e grandes sábios espanos português se formaram, em que nos apoiamos.
"Ama teu próximo como a ti mesmo."
Vayicrá 19:18
"Este é o maior princípio da Torá."
Rabi Akiva"
"Todo o povo judeu é um todo único, perfeito."
Zôhar
"Toda manhã, antes de suas preces, comprometa-se a amar outro judeu como a si mesmo. Então suas preces serão aceitas e produzirão frutos."
Rabi Yitschac Luria, "O Ari"

Nosso foco é exclusivamente o JUDAÍSMO enquanto prática religiosa e/ou filosofia de vida. Somos uma comunidade formada principalmente por judeus Sefarditas e B’nei Anussim (descendestes dos forçados) mas não impedimos a entrada de judeus de outras correntes judaicas.
Temos membros da corrente Asquenazita que convivem harmoniosamente conosco num clima de extrema reverência a uma ÚNICA Torá. Não proibimos a entrada de não-judeus ou pessoas não-indicadas apesar de termos um controle de segurança rígido devido à onda mundial de terrorismo e intolerância religiosa.
Todos são recebidos calorosamente e sem discriminação de cor, raça, credo, opção sexual, origem religiosa ou sobrenome.
Todo e qualquer líder religioso não-judeu é recebido calorosamente num espírito ecumênico e de respeito inter-religioso, desde que compreendam as regras do ambiente sinagogal, tal como faríamos no ambiente religioso dos nossos visitantes de outras religiões.
Afiliação
Quais as vantagens de se filiar a F.I.S.B.A?
Venha fazer parte de um trabalho sério calcado nos mais altos valores judaicos, venha participar de nossos os nossos projetos sociais em sua raiz primordial, não como colaborador, mas com agente ativo! Com o documento pessoal de identificação de membro da Federação tenha acesso a todos os benefícios de nossa comunidade.

Cursos Exclusivos
Estudos do mais alto nível em toda a literatura judaica;

Retorne ás suas origens
Encaminhamento responsável e honesto para Giur (conversão) ou Teshuva (retorno)
Faça parte desta família
Reconhecimento como Anussim legítimo (* perante testemunho documental)

Filantropia e Trabalho Social
Participação de projetos internos (cooperativismo religioso,Projeto Avoda etc.);

Cursos e Projetos
Oportunidades de estudo da Torá
Agenda para Março
Oficina do projeto: Turminha do Bem
Criado pela FISBA , este projeto visa atender a uma gama de crianças e adolescentes carentes ,fornecendo instrução,carinho,educação e quase todos os "bens" necessários para se tornarem membros produtivos da sociedade.
Quando lemos "bens" , nao devemos tomar por base o sentido literal da palavra , mas sim seu sentido mais estrito : compreenção , afeto , cidadania e sem duvida o mais importante : o sentido de familia.
Adotamos em nossa pagina oficial no Facebook a hashtag "vemver" para incentivarmos as pessoas que desconhecem nossos projetos a conhecerem um pouco mais sobre eles , sim , é um convite,tão simples quanto aquele sentimento que brota no amago das pessoas tidas como "boas","caridosas" de ajudar as pessoas,ajudar nossos iguais , assim como esta descrito e nossa Santa Torah.
agenda para Junho
Curso de Teologia
Teologia é o estudo crítico da natureza do divino, seus atributos e sua relação com os homens. Em sentido estrito, limita-se ao Cristianismo, mas em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião. É ensinada como uma disciplina acadêmica, tipicamente em universidades, seminários e escolas de teologia.
agenda para Abril
Curso introdutório: Comunidade e Religião
Qual é o papel da religião na sociedade moderna? Estudo profundo sobre o papel do judaísmo no cenário social.
Contato e Filiação
Neste exato momento deve estar se fazendo esta pergunta,não é dificil,para se dizer a verdade é bem mais facil do que parece,basta preencher este formulario e nos enviar.
Conte-nos sua história, é descende Anussita? É um Goy ou Goya querendo fazer uma naturalização (Giur) , ou mesmo querendo apenas aprender a nossa Sagrada Torah?
A FISBA juntamente com nosso Presidente e Rabino-Chefe garante que todos serão tratados de igual forma e cada demanda analisada com carinho e agilidade.
Tel: +55 69 (11) 9274-9231